Construções Verdes

Construções com áreas verdes, preservação do meio ambiente.

Nos últimos anos percebemos uma maior preocupação com os assuntos relacionados a sustentabilidade; empresas, instituições não governamentais, movimentos e cidadãos de todo o país e do mundo têm defendido ações que ajudem a preservar o meio ambiente, pensando no presente e futuro, com a vinda das próximas gerações. O setor da construção civil foi um dos que acompanhou essas mudanças de perto e passou a aplicar medidas para impactar positivamente na sociedade.  

Afinal, o que são construções verdes? 

São edifícios, casas, construções que são planejadas para causar pouco impacto ao meio-ambiente, isso inclui todas as etapas da construção: desde o planejamento do desenho, características até a finalização da obra. Vários recursos são aplicados, como painéis de energia solar, captação da água de chuva, materiais ecologicamente sustentáveis (tintas ecológicas, ecogranito, tijolo ecológico, madeira de demolição, telhado verde, uso de bambus, bioplásticos, entre outros. 

Quais são os benefícios? 

Um dos principais benefícios é proporcionar qualidade de vida para as pessoas, tanto para os moradores, que vão usufruir dos serviços oferecidos, quanto da sociedade como um todo, que irá se beneficiar, por exemplo, de menores taxas de emissão de gases de efeito estufa (contribuindo assim com a melhora nas condições do ar), com o reaproveitamento inteligente dos materiais e recursos naturais, evitando o desperdício. Estimulando o consumo consciente da energia e água, contribui para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Isso é extremamente benéfico para a saúde humana e a preservação da natureza. 

Veja mais algumas possibilidades, que inclusive tornam o imóvel mais valorizado no mercado: 

  • Implantação do sistema de energia solar (fotovoltaico) que favorece a economia de custos e evita o desperdício de recurso natural. Além de ser estratégico como alternativa em momentos de apagões, crises em hidrelétricas; 
  • Inclusão de paredes com vegetação que ajudam a deixar o ambiente mais fresco e com mais oxigênio; 
  • Sistemas de coleta e tratamento da água para utilizar na limpeza de quintais, carros, irrigação de jardins, entre outros. 

E o que é certificação LEED? 

É um selo que certifica os empreendimentos que respeitam os requisitos ambientais estipulados pelo órgão. É um sistema internacional de orientação e certificação, utilizado em 160 países, e tem como objetivo incentivar a transformação dos projetos. O processo de certificação passa por algumas análises: 

  • Processo integrado; 
  • Localização e transporte; 
  • Terrenos sustentáveis; 
  • Eficiência hídrica; 
  • Energia e atmosfera; 
  • Materiais e recursos utilizados; 
  • Qualidade do ambiente interno; 
  • Inovação; 
  • Prioridade regional. 

Cada ação e requisito cumprido equivale a pontos para a obra (o que varia entre 40 a 110 pontos). O resultado se traduz em três níveis de certificações: Silver, Gold e Platinum. 

Segundo uma pesquisa realizada pela US Green Building Council (USGBC), em 2019, o Brasil ocupa a quarta posição com maior área certificada, entre dez países e regiões. 

Isso demonstra que a sustentabilidade na construção civil é um campo em constante crescimento, que transformará ainda mais o conceito que temos de moradia, convívio, colaboração e as relações com o meio ambiente, de forma a gerar reflexões positivas sobre nossas ações na sociedade.  

Contato

Prontos para morar

CRECI 4509J
× Como podemos te ajudar?