É comum que algumas dúvidas comecem a surgir na hora de adquirir um imóvel, afinal será o lugar em que passaremos boa parte da nossa vida e está ligada diretamente à qualidade de vida.
É nesse momento que a escolha entre morar em uma casa ou apartamento precisa ser bem analisada, pois são opções completamente distintas. É por isso que trouxemos algumas dicas, com os prós e contras de cada uma das opções, para que você possa comparar com tranquilidade. Continue a leitura e saiba mais.
Benefícios de morar em uma casa
Viver em uma casa pode significar mais conforto, espaço e independência, por exemplo. Fatores que são úteis para algumas pessoas, mas para outras podem não ser. Por isso, é importante definir a opção que melhor se encaixe com seus objetivos. Vamos supor que você deseja ter mais espaço e gostaria de ter mais privacidade, nesse caso, a casa certamente será considerada. Veja alguns dos benefícios de viver em uma casa:
- Ideal para famílias maiores, com filhos e animais de estimação;
- É excelente para quem não gosta das regras que existem em condomínios;
- Não tem taxa de condomínio;
- Mais privacidade;
- Possibilidade de ter um jardim no quintal;
- Área de lazer privativa;
- Menos barulho;
- Mais comodidade e liberdade para convidar amigos e parentes.
Desvantagem de morar em uma casa
- A segurança é menor do que viver em um apartamento, já que em um condomínio tem câmeras, portaria, etc.;
- Requer que a pessoa interessada, em comprar ou alugar, tenha mais recursos financeiros para fazer a aquisição;
- Exige cuidados com a limpeza, já que uma casa costuma ser composta de mais ambientes e que um apartamento.
Benefícios de morar em um apartamento
- Mais segurança. Muitos prédios possuem portaria 24 horas, portão eletrônico monitorado por câmeras, controle de visitantes, cerca elétrica, portas magnéticas, entre outros;
- Costuma ter uma boa localização. Geralmente os empreendimentos ficam próximos a comércios, serviços, transportes e a região central;
- Opções de lazer. É possível contar com espaço gourmet, churrasqueira, salão de festas, piscina, playground, academia, quadra poliesportiva, entre outros espaços de entretenimento;
Desvantagem de morar em um apartamento
- Taxa condominial;
- É preciso seguir as normas do condomínio, como horário de silêncio e outras regras de convivência;
- Menos privacidade. Existem as câmeras que fazem a vigilância, assim como fica mais fácil que os vizinhos saibam mais sobre seu cotidiano. Pode haver música alta e outras situações que acabam diminuindo a privacidade.
E qual das duas opções escolher?
Para saber qual é a melhor escolha é preciso analisar o contexto, os objetivos e preferências para compreender qual das duas opções se encaixa melhor com as condições do novo morador. É importante considerar o estilo de vida, os gastos, a localização, segurança, conforto e as necessidades que são mais relevantes para você e sua família.