Como fazer um projeto de decoração com arquitetos?

escolhar um escritório de arquitetura? saiba os custos e etapas

Quer decorar ou reformar e está na dúvida se contrata um escritório de arquitetura para te ajudar com o projeto e fazer algo do jeitinho que você sempre sonhou? Quer entender melhor como é esse processo?

Seja para redecorar, reformar ou dar os primeiros passos na decoração de um novo imóvel, é comum surgir o questionamento sobre a contratação de ajuda profissional para lidar com ações que requerem bastante conhecimento técnico e muita inspiração.

A proposta

Quando um cliente entra em contato com um escritório de arquitetura, ele precisará dar algumas informações preliminares para que o fornecedor possa elaborar uma proposta condizente com as necessidades daquele projeto. Ou seja, será preciso compartilhar detalhes como a metragem da área que se deseja trabalhar, se haverá necessidade de mudanças estruturais, marmoraria, serralheria, iluminação, hidráulica, entre outras. O escopo da proposta contemplará o desenvolvimento completo do projeto de arquitetura e suas disciplinas complementares, como o projeto de arquitetura de interiores, mobiliários, curadoria de elementos diversos, projeto luminotécnico, perspectivas Ilustrativas renderizadas, entre outros pertinentes a cada trabalho como um todo. Caso haja mudanças nesse escopo e o cliente resolva mudar uma torneira de lugar, por exemplo, poderá haver alterações nessa proposta inicial.

Os valores

A elaboração de orçamento pode levar em consideração diferentes formas de precificação. Vamos trazer duas modalidades recomendadas pela UIA (União Internacional de Arquitetos), pela FPAA (Federação Panamericana de Associações de Arquitetos), pela maioria dos institutos de arquitetos estrangeiros e pelas entidades nacionais que compõem o CEAU (Colegiado permanente das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas). Em ambos os casos pode se utilizar a tabela de honorários para projeto arquitetônico e de edificações, elaborada e sugerida pelo IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil).

  • Custo de projeto por metro quadrado

Como o nome já diz, e baseado na tabela de honorários, o valor é feito por metro quadrado de projeto.

  • Percentual sobre o custo da obra

O valor referência para o custo da obra adotado nesta modalidade é o CUB/M² (Custo Unitário Básico de Construção), calculado mensalmente pelo SINDUSCON (Sindicato da Indústria da Construção Civil) de acordo com a Lei Fed. nº. 4.591, de 16/12/64 e com a Norma Técnica NBR 12.721:2006 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As etapas

A primeira parte consiste nas etapas preliminares, destinada à coleta das informações de referência, as condições preexistentes e o que se deseja realizar. Aqui é comum um representante ir até o local tirar medidas e fazer imagens. Será feito um levantamento de:

  • Medidas dos ambientes em questão, bem como os equipamentos que os compõem.
  • Pontos de infraestrutura existentes: elétrica, hidráulica, gás, dados, comunicação e ar-condicionado.
  • Regulamento de administradora ou condomínio e manual do proprietário ou de uso e manutenção do apartamento.

É nesta etapa que o cliente deverá também trazer suas necessidades, conteúdos de referência, exigências e expectativas para definir o objetivo da obra, os prazos e custos, padrão de acabamento, características e tantas outras informações que serão solicitadas e darão corpo ao projeto.

A segunda etapa contempla um estudo preliminar, que representa a intenção e as diretrizes conceituais da solução proposta. É comum o escritório apresentar perspectivas artísticas ilustrativas e conceituais, sugestões de acabamentos e mobiliário. Esta é uma fase de grande expectativa, pois é o momento de vislumbrar como ficará o ambiente após aplicar a solução dada pelo arquiteto.

Com a aprovação por parte do cliente, o escritório dará sequência a elaboração do projeto executivo, que contempla as soluções, alterações e adaptações e necessidades técnicas e específicas de cada solução. Aqui entram desenhos e documentos técnicos como plantas de circulação, iluminação, instalação, entre outros, que serão utilizados pelos fornecedores de cada área envolvida.

A conclusão

Para a realização de todo o projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura, geralmente o cliente é responsável por fazer a contratação de empreiteiro, marceneiro e outros fornecedores que serão necessários. Com a projeto executivo em mãos, fazer orçamentos fica muito mais fácil e os riscos de imprevistos no valor final são menores.

Alguns escritórios oferecem serviços complementares, como:

  • Visitas técnicas: na obra ou a lojas, geralmente cobrado por hora (cerca de R$200);
  • Acompanhamento de obra: para que os fornecedores não tenham dúvidas quanto a execução, geralmente cobrado por visita (cerca de R$300);
  • Gerenciamento de obra: para garantir que os fornecedores sigam 100% do projeto, com planilhas, cronogramas, acompanhamento e assessorias;
  • Produção: para a decoração final os escritórios incluem a negociação, transporte e disposição dos produtos no ambiente, cobrado cerca de 30% do valor do projeto.

Existe um investimento significativo para ter arquitetos cuidando da transformação do seu imóvel, mas muitas vezes vale o custo-benefício, uma vez que se reduz imprevistos e desperdício de material, há um olhar treinado para encontrar soluções inteligentes e adequadas e o resultado pode ser muito mais impactante e dentro do esperado.

Contato

Prontos para morar

CRECI 4509J
× Como podemos te ajudar?