Manter a casa segura para as crianças não é uma tarefa fácil, mas é extremamente importante, não apenas para proporcionar mais tranquilidade aos pais, mas para minimizar os riscos de acidentes para os pequenos. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento.
E por onde começo?
Tudo começa com organização e com um bom planejamento. Faça uma análise dos ambientes e procure identificar os objetos que estão espalhados pela casa e os locais mais suscetíveis a acidentes.
Investir em prevenção sempre será a melhor opção. Continue acompanhando este artigo e confira algumas situações que costumam acontecer no dia a dia e saiba o que pode ser feito para deixar cada ambiente da casa mais segura para os pequenos.
Cozinha
- Tente optar por “bocas” (queimadores) de trás do fogão. Mantenha os cabos de panelas virados para dentro e para trás.
- Proteja as tomadas e recolha os fios dos eletrodomésticos. Evite deixar fios expostos.
- Tenha cuidado com fósforos e isqueiros. Você deve guardá-los em locais altos e trancados.
- Deixe os objetos cortantes (garfos, facas, copos de vidro, espetos, etc.) guardados em gavetas e armários com travas ou em lugares altos.
Corredores e Escadas
- Sempre deixe os corredores iluminados para evitar quedas e outros acidentes. Invista em piso antiderrapante e evite usar tapetes e outros objetos que atrapalhem a circulação.
- Nas escadas, use grades ou portões de proteção, tanto no topo quanto na base, para limitar a circulação, além de investir em telas e corrimãos, para que a criança possa se segurar enquanto desce ou sobe as escadas e para protegê-la, caso se debruce.
Quarto
- Prefira móveis de cantos arredondados e que estes sejam estáveis ou fixados na parede, para que não caiam sobre a criança.
- As camas devem ter proteções laterais e os espaços entre as grades têm de medir de 5 a 7 cm para evitar que a cabeça da criança fique presa entre elas.
- Depois das brincadeiras, guarde os brinquedos para evitar tropeções e quedas. Importante: sempre que possível evite comprar brinquedos com objetos muito pequenos, pois as crianças podem facilmente engolir. Fique atento a faixa etária recomendada, informada na embalagem do brinquedo.
- Para evitar asfixia, prenda os cobertores e lençóis nos “pés” da cama. Às vezes, por meio de alguma brincadeira, as crianças podem se enroscar com os lençóis e cobertores.
- Posicione os móveis longe das janelas. Sim, eles adoram escalar os objetos que estão pela casa e se estiverem perto das janelas farão de tudo para observar o que acontece do lado de fora.
- As janelas sempre devem ter grades ou redes de proteção.
Sala
- Coloque protetores nas tomadas sempre, é recomendável que isso seja aplicado em todos os ambientes da casa.
- Bebidas alcoólicas exigem os mesmos cuidados dos medicamentos e produtos de limpeza, ou seja, têm de ser guardadas em armário alto e trancado.
- Aparelhos eletrônicos, por causa do risco de choque e queimadura, devem ser mantidos fora do alcance das crianças, com fios curtos e presos.
- Jamais utilize ou armazene álcool líquido em casa, prefira a versão em gel.
- Mantenha baldes e bacias vazios, em local alto.
São medidas essenciais para evitar acidentes com as crianças em casa, já que nem sempre é possível estar 24 horas ao lado dos filhos. Procure colocar em prática pelo menos algumas dessas ações e perceba a diferença que fará.